Posted by acdporto

O Monopólio Privado nos Aeroportos não é o modelo que optimiza o retorno financeiro do Estado

O impacto da Concorrência Privada e das Parcerias Público Privadas Regionais (face ao Monopólio Privado) permitem aumentar as receitas anuais de IVA do Estado em 130 e 320 milhões de euros, respectivamente. Em 10 anos são 3.200 milhões de euros. Praticamente o que irá custar Alcochete.

Em alternativa, o Governo propõe-se a privatizar a ANA. As últimas avaliações pedidas por esta empresa avaliam-na em 1.000 milhões de euros.

Ora, esta foi a quantia oferecida pela Sonae e Soares da Costa apenas pelo Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto (esta proposta corresponderia a um modelo de Concorrência Privada, embora com algumas características de PPP Regional, nomeadamente a criação de um fundo de 200 milhões de euros para promoção do turismo na região Norte).
Proposta que o Governo se recusou a apreciar, contrariando a promessa efectuada pelo Primeiro Ministro no Palácio da Bolsa, no Porto, onde desafiou os empresários a apresentar propostas.
Refira-se ainda que é incompreensível que o Governo, na conjuntura actual, recuse um investimento privado desta dimensão.