Posted by Miguel Barbot

Cidades pela Retoma

Website do Movimento Cidades pela Retoma: No Economic Recovery Without Cities

Num momento de particular dificuldade económica e financeira do país, a campanha cívica ‘Cidades pela Retoma’ pretende sensibilizar os poderes públicos (nacionais e locais) para a pertinência e oportunidade de reflectir sobre o papel das cidades na retoma económica.

Para tal, a campanha irá mobilizar os cidadãos, em particular os especialistas da temática das cidades (técnicos e cientístas), os empresários, os homens (e mulheres) das artes, cultura e dos media e personalidades que desempenhem cargos de responsabilidade política a participar num exercício de reflexão colectiva sobre o papel das cidades na actual fase de desenvolvimento do país, que vise identificar e avaliar os seus recursos (visíveis e escondidos) com potencial para o desenvolvimento económico e social e ajudar a definir uma ‘agenda local para a retoma’.

A iniciativa teve o seu primeiro evento público nos  dias 20 e 21 de Outubro de 2010, no Clube Literário do Porto, organizado pela Associação de Cidadãos do Porto.

cidades-pela-retoma1

As conclusões da conferência podem ser consultadas aqui.

Download das Apresentações

José Carlos Mota - As cidades e a retoma | Versão audio no Podcast Porto em Conversa

Vitor Silva - Cidadania 2.0 : colaboração pela cidade | Versão audio no Podcast Porto em Conversa

Rodrigo Cardoso - Regionalização 2.0: o papel das cidades | Versão audio no Podcast Porto em Conversa

José Rio Fernandes - Cidades, desenvolvimento e governança (não utilizou recursos digitais)  | Versão audio no Podcast Porto em Conversa

Luís Borges Gouveia - Dinamizar, aproximar e projectar o território com o Digital

Francisco Flórido - Permacultura urbana

Frederico Lucas - Redesenhar o futuro

José Ferraz Alves - Economia Social